Galardão

Homenagens a quem fez por Pelotas

Legislativo municipal entrega nesta sexta os títulos de Cidadão Pelotense, Cidadão Emérito e Instituição Emérita a 16 personalidades e uma entidade

A Câmara de Vereadores de Pelotas realiza nesta sexta-feira (7), a partir das 19h, a sessão solene para outorga dos títulos de Cidadão Pelotense, Cidadão Emérito e Instituição Emérita a 16 personalidades e um sindicato. O evento é tradicional durante a Semana de Pelotas.

Entre os agraciados deste ano estão o arcebispo metropolitano dom Jacinto Bergmann, que recebe o título de Cidadão Pelotense por indicação do presidente da Casa, vereador Luiz Henrique Viana (PSDB).

A agropecuarista Anna Luiza Quinto Di Camelli recebe o título de Cidadã Pelotense, por iniciativa do vereador Fabrício Tavares (PSD), e o pesquisador e professor Moacir Cardoso Elias, titular da cadeira 36 da Academia Pelotense de Letras, também é laureado com o título de Cidadão Pelotense. O piloto Gabriel Robe, da Motortech Competições no Brasileiro de Turismo (Stock Light), recebe o título de Cidadão Emérito, em uma indicação do vereador Roger Ney (PP).

Ao homenagear o arcebispo metropolitano, Viana enfatiza ser católico e ter sempre participado da vida da igreja. “Dom Jacinto é um homem que tem feito muito por Pelotas. Esta homenagem é por todo o merecimento pessoal, pelo serviço, pelo zelo da fé e por tudo que ele representa para a comunidade pelotense”, ressalta.

Confira os laureados:
Cidadão Pelotense
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo metropolitano de Pelotas. Indicação: Luiz Henrique Viana (PSDB)
Nasceu em Alto Feliz (RS). Foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1976, em São Leopoldo. Fez mestrado em Ciências Bíblicas em Frankfurt. Em 2001 foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular da Ausuccura e auxiliar na Diocese de Pelotas. Foi ordenado bispo na Catedral de São Francisco de Paula, bispo da Diocese de Pelotas e primeiro arcebispo metropolitano de Pelotas.

Ana Luiza Berchon Des Essarts Sampaio Quinto Di Camelli
Agropecuarista. Indicação: Fabrício Tavares (PSD)
Nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de abril de 1954. É responsável por um dos mais modernos programas de melhoramento genético bovino do Brasil para a raça montana. Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas, com Pós-Graduação Berry College, nos Estados Unidos, e especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. É filha da gaúcha Antonia de Oliveira Sampaio e do coronel aviador Luiz Raphael de Oliveira Sampaio.

Adão Pereira Vaz
Teólogo e tradicionalista. Indicação: Marcos Ferreira, Marcola (PT)
Natural de Piratini, veio em 1971 para Pelotas. Participou de várias entidades tradicionalistas, entre elas CTG Thomaz Luiz Osório, União Gaúcha João Simões Lopes Neto e CTG Os Farrapos, onde, por várias gestões, fez parte da Patronagem. Foi coordenador da 26ª Região Tradicionalista. Em Pelotas concluiu o mestrado de Teologia para Leigos oferecido pela Universidade Católica de Pelotas.

Edgar Soares
Empresário, ex-atleta. Indicação: Ademar Ornel (DEM)
Nasceu em Canguçu e veio para Pelotas em 1956. Sua ligação com o esporte surgiu quando atuou como jogador de futebol do Grêmio Esportivo Brasil. Em seguida atuou em diversos clubes amadores da região, vindo a ser dirigente do Grêmio Atlético Farroupilha. Liderança comunitária atuante, com grande atividade no bairro Simões Lopes, sendo uma referência na comunidade negra na cidade. Atualmente é empresário do ramo de fundição.

Carlos Gil Turnes
Professor e pesquisador. Indicação: Antônio Peres (PSB)
Doutor em Medicina Veterinária pela Universidad de la República, Uruguay; mestre em Ciências e doutor em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. É coautor de mais de cem artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeira e 142 publicações em Congressos nacionais e internacionais. Titular da Cadeira 23 da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária e da Cadeira 20 da Academia Pelotense de Letras.

Reverendo João Claudemir de Angelis
Pastor. Indicação: Eneias Clarindo (PSDB)
Natural de Guaratapá (SP), formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná e no curso de Teologia no Instituto Tecnológico Quadrangular. Chegou em Pelotas em 2011. Pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular Matriz e superintendente da Região Eclesiástica Pelotas, realiza o aconselhamento e formação de novos pastores. Com 30 anos de ministério, tem se dedicado à restauração de famílias e à recuperação de jovens dependentes químicos.

Nelson Vall
Pastor. Indicação: Salvador Ribeiro (PMDB)
Natural de Morretes, Paraná, é bacharel em Teologia formado em 1984 pela Faculdade Fundamentalista de São Paulo. Neste ano completa 46 anos de Pastorado Eclesiástico e desenvolve há 38 anos atividades de cunho cristão para todas as classes e segmentos sociais em Pelotas e região. Destaca-se ainda que o pastor Nelson Vall preside há 30 anos a Igreja Ministério Chama Viva e foi um dos pastores fundadores da Associação de Pastores Evangélicos de Pelotas.

Ieda Froimtchuk Scaletzky
Presidente de instituição assistencial. Indicação: Daniel Trzeciak (PSDB)
Natural do Rio de Janeiro, há mais de 52 anos adotou Pelotas. Sua história de vida está ligada à Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição. Atual presidente da instituição, onde realiza trabalho voluntário há mais de 45 anos, Ieda colabora e presta relevantes serviços à comunidade. A Sociedade Espírita Dona
Conceição foi fundada em 1911 e atualmente atende 180 crianças em vulnerabilidade social e também presta suporte aos familiares.

Moacir Cardoso Elias
Agrônomo. Indicação: Dila Bandeira (PSDB)
Nasceu em Canguçu. Foi chefe do Escritório da Emater-Ascar em Pelotas, é professor titular do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia da UFPel. Fundador e coordenador do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos da Faculdade de Agronomia da UFPel. Autor de mais de uma dezena de livros e mais de três centenas de trabalhos apresentados em congressos e artigos publicados em revistas especializadas.

Edison Santos Teixeira
Cirurgião-dentista. Indicação Reinaldo Magalhães, Belezinha (PTB)
Natural de Santana do Livramento. Em 1964 veio para Pelotas cursar a Faculdade de Odontologia na UFPel. Trabalhou durante 45 anos como cirurgião-dentista na Secretaria de Educação e depois na Secretaria de Saúde do Estado do RS. Foi dentista e coordenador da assistência odontológica do Sesc. Desde 2000 no Rotary Club de Pelotas, onde exerceu diversos cargos, chegando à presidência.

Luiz Antônio Hugo de Zorli Dalla Rosa
Administrador de empresas. Indicação: Zilda Bürkle (PSB)
Nasceu em Arroio Grande e veio para Pelotas na década de 1970. Cursou Administração na UCPel, Direito na UFPel e MBA em Gestão de Pessoas na Faculdade Anhanguera. Das numerosas viagens realizadas, registra seus relatos em artigos sequenciais sobre os fatos e episódios culturais dos locais e países visitados. Dessa forma, possui distinção com o título de Acadêmico Honorário da Academia Pelotense de Letras e da Academia Sul-Brasileira de Letras.

Cidadão Emérito
Zely Franco Garcia 
Professora. Indicação: Daiane Dias (PSB)
Professora aposentada, membro da Cáritas Diocesana e do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp), aos 83 anos Zely continua atuante em defesa dos direitos das mulheres. Foi presidente do Conselho Municipal da Mulher e do Conselho Estadual da Mulher, sendo uma das propulsoras da criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Através dos movimentos foram criados o 1º Posto Policial de Atendimento às Mulheres e a Delegacia para Mulheres.

Gabriel Robe
Piloto. Indicação: Roger Ney (PP)
Piloto da Motortech Competições no Brasileiro de Turismo (Stock Light). No curso de sua carreira de piloto acumula inúmeros títulos, como tetracampeão pelotense de kart, bicampeão brasileiro de kart, campeão sul-americano de kart, campeão sul-brasileiro de kart e vice-campeão paulista de kart. A honraria se justifica pela sua atuação ativa e permanente no automobilismo.

Aloísio Pires Alves
Atleta. Indicação: Waldomiro Lima (PRB)
Natural de Pelotas, tem em seu currículo destacada atuação em clubes nacionais e internacionais, defendendo dezenas de títulos nas equipes em que atuou. Marcou sua atuação como zagueiro também na conquista de Super Taças em Portugal, além de atingir a marca de atleta com o maior número de jogos vestindo a camiseta do F.C. Porto, com 478 jogos. Iniciou a carreira esportiva no Grêmio Esportivo Brasil.

Diego de Oliveira Gouvêa
Coreógrafo. Indicação: Marcus Cunha (PDT)
Realizou coreografias para apresentações na Fenadoce, na Praça Cívica - Natal/RS e em apresentações em Brasília (DF). Trabalhou em diversos CTGs, sagrou-se campeão da inter-regional de 2007 em Canguçu (Classificatória do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha). Ainda, foi vice-campeão do Enart, recebendo o título de melhor coreografia. Possui diversos trabalhos em entidades carnavalescas de Pelotas.

João Schulz Alexandre
Motorista. Indicação: Éder Blank (PDT)
Foi motorista e atuou na construção da Transamazônica e da Rodovia do Aço, na Empresa Pierobom e na empresa Expresso Embaixador. Suplente de vereador, teve participação fundamental na condução dos rumos do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas, em época importante na vida sindical da entidade, exercendo as funções de presidente e tesoureiro.

Instituição Emérita
Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp)
Indicação: Fernanda Miranda (PSOL)
Fundado no dia 20 de setembro de 1954, abrange em seu quadro de associados os servidores públicos da administração direta e indireta de Pelotas. Trata-se de instituição sem fins econômicos, com a função de defender os direitos e interesses coletivos ou individuais dos servidores municipais nos termos de seu estatuto, garantindo a qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.

 



 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fearg arrecada toneladas de alimentos Anterior

Fearg arrecada toneladas de alimentos

Índios Guaranis resistem ao tempo Próximo

Índios Guaranis resistem ao tempo

Deixe seu comentário